quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Eddie Van Halen: Com Les Paul - Les Paul's Junior Guitar's

De Guitar World.com:

Duas décadas atrás, o escritor Steven Rosen da revista Guitar World reuniria Les Paul e Edward Van Halen para uma conversa rápida. Seria o início de uma bela amizade entre os dois grandes inovadores da guitarra.
No verão de 1986, a Guitar Center abriu uma loja de música de mamute no Sunset Boulevard no centro de Hollywood. Edward Van Halen e Les Paul estavam sendo homenageados junto com vários outros gigantes da música, incluindo Stevie Wonder e o construtor de ampères Jim Marshall, como parte da celebração de abertura da loja.

Parecia natural de aproveitar a oportunidade para colocar Ed e Les juntos na mesma sala para falar sobre o que sabiam mais além de tocar guitarra. O seguinte artigo, é um trecho da história que apareceu originalmente na edição de novembro de 1986 da Revista Guitar World.

EDWARD VAN HALEN Quando Leo Fender estava fazendo a sua coisa e você estava fazendo a sua, já houve qualquer tipo de concorrência?

LES PAUL Não, em absoluto.

VAN HALEN Alguma vez você colaborou ou falou sobre suas idéias?

PAUL Absolutamente. Leo Fender viria a dizer mais, e assim como também os seus engenheiros. Eles viram o cálculo de algumas das outras guitarras que eu tinha construído. Eles viram tudo acontecendo.

Nunca houve qualquer atrito. Foi exatamente o oposto. Aqui está a história de como Leo me ajudou muito: Quando eu desenvolvi a minha primeira guitarra de corpo sólido em 1941, eu o levei para Gibson e eles o rejeitaram. Chamavam-lhe de "cabo de vassoura com o captador sobre ela." De 1941 a 1951, eu não poderia convencer Gibson a fazer uma coisa do tipo maldição sobre a colocação de uma guitarra Les Paul. Finalmente, Leo decidiu sair com a linha de corpo sólido da Fender, e Gibson imediatamente disse: "Encontrei o personagem com o cabo do captador nela!" E assim eles me pediram para projetar uma guitarra. Agradeço a Leo por ter saído com a sua Broadcaster, porque havia acordado Gibson. Gibson estava dormindo e a Fender não estava dormindo. Essa é a maneira que tudo ocorreu. Fender foi o primeiro a entrar no mercado, mas eu estava muito, muito na frente dele.
VAN HALEN É uma espécie de como um negócio de carro-como acordar em um Toyota ao invéz de um GM.

PAUL Claro. Às vezes você tem alguém para acordar, e às vezes eu preciso de alguma ajuda de meus amigos. E eu considero Leo Fender um amigo muito querido. Para mim, eu sou um homem como Gibson foi, mas isso não faz diferença nenhuma, porque eu também sei exatamente o que Fender faz e sabe.

VAN HALEN Com a minha guitarra, eu acho que eu estou tentando reunir o que você e Leo tem feito. Há coisas que eu sempre gostei das Gibsons e coisas que eu sempre gostei das Fenders, mas nenhuma delas fez tudo o que eu queria, então eu criei uma combinação das duas. Minha guitarra é essencialmente um corpo de uma Gibson com captadores humbucking.

PAUL Eu não posso sempre conseguir o que quero de uma guitarra Gibson padrão também. Há tantas vezes que eu vou entrar junto com Gibson, lutando para ganhar um ponto e sair com um compromisso na frente. O mundo é um compromisso e assim é o que você tem que fazer. Que pode custar milhões de dólares para reequipar e mover algo de um quarto de polegada. Eu entendo que algumas de minhas idéias custariam uma fortuna.

Outra coisa que entra em cena é a preocupação com a forma como se vê algo. Eu tive uma melhora com os executivos, porque suas esposas não gostavam da maneira que eles pareciam. Eles não estavam pensando sobre o som.

VAN HALEN Eu tive esse problema com as empresas que eu trabalhei. Eu tive dificuldade para conseguir alguma coisa do jeito que eu queria, porque alegavam que outras pessoas queriam uma maneira diferente.

PAUL Pode ser questões de direitos e você não pode estar certo de tudo.

VAN HALEN Yeah, yeah, mas se eles querem minha opinião, então eu estou dando a minha para eles. Eu tive que dizer: "Eu não quero meu nome aqui, se não for do jeito que eu quiser."

PAUL Eu tive um caso em que eles lançaram uma guitarra sem as minhas bênçãos e eu tentei fazê-los parar! O engraçado é que eles não pararam, e ela acabou por ser o vendedor número um. [Risos] Então você pode estar errado. Gibson lançou uma SG, e não foi com a minha bênção e de todos. Eles colocaram o captador no lugar errado, eles fizeram o corpo muito magro, e havia um monte de outras coisas que eu não gostei. Então eu disse: "Limpe-o um pouco, sim, antes de colocar meu nome nela." Então, eles levaram o meu nome nela e continuaram a fazê-las com meu nome, e o seu melhor é que-significa que vão vender muitas guitarras até à data. Claro, é uma guitarra barata e que não soa tão bom quanto as outras, mas é uma coisa diferente. E acabou que eu não deveria ter dito o que disse.

VAN HALEN Quando você projeta guitarras, você projeta também o som ou só para cosméticos?

PAUL Som. Mas não me interpretem mal, o design é importante também.
VAN HALEN Tem que ter um olhar mais fresco, mas é melhor ter um bom som.

PAUL Exatamente. É bom ter os dois elementos. Eu queria que a Les Paul tivesse boa aparência. É por isso que nós colocamos elas para serem esculpidas depois de terminadas e prontas, assim que você poderia ter que olhar um violino limpo e liso, a guitarra também poderia ficar a mesma coisa. Faz com que pareça um Stradivarius, e você associá-lo dessa maneira também.

VAN HALEN Quando você pegar uma guitarra, qual guitarra você pegará?

PAUL Eu gosto da sensação da minha deluxe 1975, é a melhor. É realmente uma rejeição.

VAN HALEN Essas são as que eu amo. Tem algumas extras ao seu redor também? Estou falando sério.

PAUL Sim, claro.

VAN HALEN Estou falando sério. Se é um rejeito e que você gosta, eu sei que vai gostar.

PAUL Bem, não necessariamente, porque todo mundo tem a sua própria atmosfera.

VAN HALEN posso garantir-vos ...

PAUL Todo mundo tem uma determinada coisa na sua cabeça do que querem fazer e como fazê-la e sua própria técnica. Tudo sobre elas exigem certos requisitos.

VAN HALEN Eu estou começando a ter a sensação de que você vá para a merda, mesmo maldiçoando o que eu queira fazer agora. Não é a aparência da coisa maldita. Eu não me importo se é uma flametop ou o que quer seja. É o sentimento dela e da maneira que parece ser.

Les Paul Striped
Guitarra dada a Edward Van Halen pelo lendário Les Paul, e mais tarde modificada pelo Edward Van Halen com suas famosas listras clássicas e o número "5150".

Nenhum comentário:

Postar um comentário