quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Van Halen: Minha Introdução Ao The Mighty Van Halen

Esta foto foi tirada e mostra a exuberância-prima de um jovem David Lee Roth. Enquanto a inocência não é uma palavra que normalmente associamos com o Van Halen, embora houvesse um termo de que "o mundo estivesse nas pontas de seus dedos" durante os shows em Logan. Todos tiveram a oportunidade de pelo menos ver uma vez o show de uma grande banda para pegar um dos seus grandes momentos de suas primeiras fases de sua carreira.

Todas as fotos foram tiradas por Mitch Hancock no dia 31 de março de 1979, em Logan, Utah.


De TheEditingRoom Floor.blogspot.com:

Por Doug Fox:

Eu estive com o Van Halen - um grupo que eu vi pela primeira vez em um concerto há 32 anos atrás na semana passada - estou aqui falando com o meu cérebro e relembrando.

É conhecimento comum que o grupo está em estúdio gravando um novo álbum de estúdio com o original vocalista David Lee Roth. Este é um presente não muito falado pelos fãs do Van Halen. Tem-se passado 27 anos desde o último álbum de estúdio da banda, e o último álbum completo com Roth (1984, "MCMLXXXIV"), 13 anos, desde a última gravação de estúdio da banda, a última completa também com qualquer cantor (1998 a fase "3", com Gary Cherone), e sete anos desde que qualquer nova música de qualquer tipo (três músicas novas do reencontro com o segundo vocalista Sammy Hagar em 2004).

Então, claramente, que eu tive tempo de sobra para ver e falar sobre estes álbuns - para não mencionar as mudanças freqüentes de membros e anos de silêncio absoluto - para questionar a minha devoção a este pequeno grupo de idade de Pasadena. Além de apenas a música fantástica, tenho determinado que um lote disso aqui estará voltando em todo o meu conhecimento inicial sobre a banda.

Há momentos de clareza na vida de cada membro que estavam enraizados em nossa memória de forma tão completa como a quase ser impressa no DNA.

A maioria das pessoas, por exemplo, posso te dizer exatamente onde estavam e o que estavam fazendo quando mundialmente estavam alterando os eventos que ocorriam.

Pessoalmente, acho que esse fenômeno também acontece com a música. Eu sempre tive tendência a marca de instâncias específicas e períodos de vida com base em algumas músicas e quando ouvi pela primeira vez deles.

Mas nada me preparou para esse dia, no verão de 1978, quando a minha teoria musical recebeu relatividade.

Vivendo no sul da Califórnia na época, as estações locais de rádio de hard rock do dia tinha vindo a desempenhar um trio de músicas de uma banda de Los Angeles que havia acabado de lançar seu disco de estréia. Havia algo sobre essas três músicas que parecia forçar minha mão - como se tivesse desenhado por um raio de um trator - para marcar o estéreo do volume, onde uma curva à direita rápida aumentaria as coisas a um nível mais agradável.

Eruption: Eddie Van Halen fazendo pose em seu clássico solo de guitarra.

As músicas em questão eram “Ain’t Talkin’ ’Bout Love,” “You Really Got Me” and “Runnin’ With the Devil.” A banda foi o Van Halen - E a vida como eu sabia que estava prestes a mudar.

Eu me lembro claramente do dia em que meu irmão e eu fomos até a loja de discos local para comprar a fita cassete dessa banda de novatos. Ser o irmão mais velho e sensato, eu coberto de minhas apostas, permiti-lhe comprá-lo - imaginando que, se não eu acabei gostando do resto, pelo menos eu não teria arriscado o meu próprio dinheiro suado no que era ainda uma grande parte de entidade desconhecida. Ele acabou por comprar pelo melhor preço de $ 5 dólares. (Não se preocupe. Mais tarde eu comprei por um baixo preço também, e a maioria agora pode-se encontrar em vinil e CD remasterizado.)

Deixando a loja de discos, empurramos a fita no som do carro, viramos o volume e fomos para casa. A curta distância de carro de Foothill Boulevard até Lowell Avenue, em La Crescenta, ouvimos uma música, e estávamos entrando na garagem com a abertura de "Runnin 'With the Devil", a pista chegou a sua conclusão de fogo.

E é aí que o futuro chegou oficialmente - e foi chamado "Eruption".

O plano era pop e a fita estava fora desse plano, e continuamos a ouvir dentro da casa, mas a segunda música tinha acabado de começar e nem um de nós poderiamos imaginar, mesmo remotamente, chegar para o botão de ejeção.

Para ser honesto, não estávamos exatamente certo do que estávamos ouvindo durante essa escuta inicial. Uma torrente de notas se explodiu para fora do alto-falante esquerdo a um ritmo vertiginoso como olhamos um para o outro de queixo caído espantado e perguntando-se em voz alta se o que ouvimos foi realizado no sintetizador ou na guitarra.

E enquanto eu não sabia exatamente o que eu estava ouvindo, percebi que a paisagem da música como eu sabia que estava mudando diante dos meus ouvidos muito.

Como se viu, o que estávamos passando era uma explosão de 1 minuto e 42 segundos de geléia que mudou o modo de tocar guitarra para sempre e sinalizou a chegada de um novo xerife das seis cordas: Eddie Van Halen.

David Lee Roth nos dias de juventude.

Mais tarde, no verão que, a nossa família se mudou para Utah onde, em uma surpresa chocante, a menção de que o Van Halen tocaria lá, resultou em nada mais do que olhares estupefatos - de que a banda ainda tinha que quebrar nas paradas nas estações de rádio de Salt Lake City. No entanto, depois que comecei a cursar a faculdade no outono, eu estava de volta a território familiar, como o Van Halen era uma grande banda favorita entre aqueles que no nosso piso do dormitório estavam, já que a maioria dos meus novos amigos eram estudantes de fora do estado. Bem, todos eles, exceto um que é amigo de longa data da Califórnia, o Mat Yeates.

Era tarde no nosso primeiro ano (Março de 1979) que ouvimos um anúncio de rádio e que falaria sobre um concerto do Van Halen no Utah State University, em Logan - cerca de duas horas ao norte de Provo, onde estávamos indo para a escola. Mas estávamos determinados. Lembro-me de Mat e eu irem pegar os bilhetes - para o nosso grupo de oito ou então quem queria participar. No dia anterior os ingressos estavam a venda, e eu fui até Logan para o acampamento e pegar um dos melhores lugares para o show. Quando chegamos lá, fomos o primeiro da fila. Bem, basicamente, estávamos em toda a linha de frente - como ninguém mais estava lá. Sentamos lá por algumas horas - sem dúvida falando sobre o amor de Mat com a banda Legs Diamond, alguma banda que ele sempre tinha lenocínio como a próxima grande coisa - antes que alguém aparecesse na bilheteira, que é quando eles nos informaram que não havia show por causa de um problema no bilhete da impressora, e que eles tinham sido forçados a adiar todas as vendas de ingressos.

Os bilhetes acabaram por ir à venda poucos dias depois, e marcamos alguns lugares bons na sétima fileira. Estávamos bombeados.

O álbum Van Halen II foi lançado em 23 de março de 1979 - por isso tivemos oito dias para nos familiarizar com o novo material antes do show. Eu ainda posso ter a imagem de nós entrando na loja de discos na propriedade local - Lembre-se daquela? - estávamos próximo da escola ouvindo "Light Up the Sky" pela primeira vez tocando nos alto-falantes da loja de discos como o dono da loja havia colocado o novo disco para tocar.

Michael Anthony tocando o seu solo de baixo antes de iniciarem "You’re No Good".

31 de março finalmente chegou e o tempo estava terrível. Lembro-me de ver um casal há horas dentro do carro antes do show em meio a uma chuva torrencial.

A banda de abertura da noite era uma banda chamada Granati Brothers. [Leia a história que os irmãos Granati escreveram sobre suas experiências como banda de abertura para o Van Halen]. Nunca ouviram falar deles? Nem se tivésse ouvidos. Eles pularam no palco com seus penteados de poodle. Isso é muito bonito e foi tudo que me lembro sobre o seu conjunto de banda - embora há alguns anos atrás eu relembrasse através de um par de notícias na Pensilvânia (Lema: Casa dos Granatis), onde eu lembrei de como eles tinham ficado amigos com os Van Halen's anos após essa turnê. Mas eu discordo.

O jovem Eddie Van Halen foi tocar guitarra para o futuro de uma geração.

Eu nunca estive na pista atrás de uma 747, quando se tira, mas não pode ser diferente da experiência de ver o Van Halen abrir um concerto. O poder absoluto de "Light Up the Sky" foi uma erupção dos amplificadores como o Van Halen fez, subiram ao palco foi uma experiência de se ver. O que foi uma corrida completa! Foi um show diferente de tudo que eu já tinha visto antes disso. Havia a magia técnica de Eddie Van Halen na guitarra, compensado pelo macho exagerado posando, de alta-frequência e lamentos em intros de canções animadas do vocalista David Lee Roth. Houve ação por todo o palco, agravado por Michael Anthony batendo em seu baixo e Alex Van Halen na bateria (ele mesmo definiu e colocou o gongo grande atrás dele para pegar fogo, no final do show). Foi poderoso. Foi engraçado. Foi completamente grande. E eu adorei cada minuto desse show.

A melhor analogia que posso chegar a descrever foi a experiência que pode ser comparada à cena crucial no filme "Back to the Future" ("De Volta Para o Futuro"), onde todos estão na escola de dança de "Enchantment Under the Sea" e, como membro da banda, Marty McFly começa rifar algo sobre Chuck Berry antes de cair no palco e tocar uma cacofonia de notas na guitarra, deixando todos na platéia com olhares atordoados em seus rostos. (É uma coincidência que no início do filme, quando Marty toca música do futuro para assustar o pai para pedir sua mãe para ir embora, a fita é rotulada de "Van Halen"? Acho que não.) O Van Halen estava à frente de seu tempo - tanto musicalmente quanto do ponto de vista de um-show.

Uma lembrança Eu gostaria de ter, mas não poderia ser retirada dos bancos de memória, foi ou não Eddie que tocou com a sua famosa guitarra "Shark" naquela noite. Ele estava usando ela em músicas para tocar durante toda a turnê, então as chances são boas de que ele tivesse usado no nosso show também. A guitarra "Shark" é uma guitarra Ibanez Explorer que Eddie fez - com um arranjo bem observado em busca do som perfeito - o "brown sound", como tem sido evidenciado ao longo dos anos com todos os seus desenvolvimentos na guitarra e produtos relacionados e até mesmo na sua própria linha de guitarras - levando uma moto-serra para, alterar drasticamente a sua aparência e som. O pedaço cortado da guitarra deu a guitarra uma aparência de Jaws (Tubarão)-com uma esque ligeira, que levou à sua alcunha. Claro, eu não comecei a me tornar-me familiarizado com a sua coleção de guitarras até vários anos na estrada, por isso não teria ressoado em mim naquela noite. Ainda assim, essa guitarra em particular sempre me fascinou - ela só parece legal - e que me cerca, é que eu poderia ter visto ele tocando e só não percebi isso na época.

Há um pouco de um mistério envolvendo e que se mostra em Logan. Para este dia, o primeiro concerto em Logan - teve a primeira aparição do Van Halen em Utah - não aparece em nenhuma das listas da turnê da banda já arquivadas. Eu ouvi um boato de vários anos atrás, supostamente proveniente de um ex-membro da tripulação da banda estar devolta à estrada, então, que devido a alguma aposta, por algum motivo, Alex Van Halen disse que a banda nunca iria reconhecer essa data da tour. (Eu não posso garantir a fonte, mas é estranho que a data dessa permanece fique de fora da lista.)

Surfando pelo alto, Eddie: Vamos ver se os irmãos Granati conseguem fazer isso!

Em uma nota ridícula, alguns anos atrás eu li um comentário de que mostra escrito no jornal estudantil da  Utah State University. O revisor faz uma encerada poética sobre como esta nova grande banda tinha agraciado na USU e colocou a certeza de ser a próxima grande coisa na música do rock. Infelizmente, ele estava falando sobre os Irmãos Granati. Ele rejeitou completamente o Van Halen. (Críticos do Rock ... suspiros ... o que eles sabem?) Eu realmente senti pena dessa seiva que escreveu essa revisão. Havia um futuro no Rock And Roll Hall of Fame que haveria uma cerimônia, naquela noite, não mencionaram, sem dúvida o maior guitarrista de sua geração, e o pobre rapaz totalmente se perdeu. Um cheiro completo. Não se preocupe, eu estou supondo que o escritor passou a uma carreira de sucesso a previsão de futuros em Wall Street.

Bem, de uma coisa tenho certeza. O show aconteceu. E eu tenho o ticket e fotos para provar isso. Para não mencionar, 32 anos refletindo sobre as memórias do que uma noite foi capaz de fazer.

David Lee Roth, Eddie Van Halen e Michael Anthony em tempos mais felizes.

As fotos, aliás, foram tiradas por um amigo meu que estava fazendo um curso de fotografia no campus no momento. Fomos para o quarto escuro da universidade e impressamos estas imagens, e mantivemos elas todos esses anos. Vários fãs capturaram o poder-prima e energia de uma banda de um jovem que se tornaria a maior banda na América, nos próximos cinco anos. (Mitch Hancock, onde quer que esteja nos dias de hoje - Eu vos saúdo)

Oito dias depois do show de Logan, o Van Halen tocou no segundo dia do Califfornia (sim, com dois f) World Music Festival no Los Angeles Coliseum, aparecendo também com o Aerosmith, UFO, Toto, Mother’s Finest, Eddie Money, Brownsville e os the Boomtown Rats.

Um pouco mais de seis meses depois, Mat Yeates e eu, e outros dois amigos, fomos à porta da primeira casa de Eddie e Alex Van Halen quando eram ainda pequenos em Pasadena - no dia da primeira aparição da banda no Great Western Forum - Tendo um bate-papo com seu pai, Jan Van Halen (um personagem delicioso). Ah, mas isso é uma história para outro dia.

Esse é o conto de minha introdução ao Van Halen ... qual é a sua?

Nota: Incluído abaixo o setlist do show de Logan. Além disso, alguns vídeos que surgiram no YouTube no último par de anos tomados a partir do show de abertura da turnê em Fresno, Califórnia, em 25 de março de 1979 - apenas seis dias antes do show em Logan. Este filme é a coisa mais próxima e disponível para o que eu testemunhei do primeiro sábado à noite em Logan. [Veja o filme de Fresno em 1979 aqui]!
Eddie Van Halen inspirou toda uma geração de guitarristas com o seu estilo único de toque.


Van Halen
Utah State University
31 de março de 1979

Light Up the Sky
Somebody Get Me a Doctor
Running With the Devil
Dance the Night Away
Beautiful Girls
On Fire
You’re No Good
Jamie’s Cryin’
Feel Your Love Tonight
Outta Love Again
Ice Cream Man
Ain’t Talkin’ ’Bout Love
Eddie Van Halen Guitar Solo
You Really Got Me

Encore I
Bottoms Up

Encore II
Atomic Punk

Tempo de performance: 1 hora e 25 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário