segunda-feira, 11 de julho de 2011

Van Halen: Produtor Ross Hogarth Sobre Novo Álbum: "A Banda Está Pegando Fogo"

De www.ultimate-guitar.com, Whiplash!, Van Halen Brasil Twitter:

Gov’t Mule, Roger Waters, The Black Crowes, DevilDriver, John Mellencamp, R.E.M. e Motley Crue tiveram a prisão preventiva, e são alguns dos artistas que o produtor e engenheiro de som Ross Hogarth fez questão de trabalhar e mixar, ele teve a alegria de trabalhar com mais de duas décadas no estúdio de gravação com bandas incríveis. Com larga experiência de Ross e variados, ele abriu o gosto de todas as portas e as possibilidades criativas de costume e incomum. Ele nunca permitiu ser rotulado ou ficar preso em qualquer gênero musical, como em seu trabalho de estúdio funciona a gama de Coal Chamber para o John Fogerty.
O produtor e engenheiro de som - Ross Hogarth.

No site Ultimate-Guitar.com ele falou um pouco mais de sua série como "produtor e engenheiro", Ross Hogarth teve tempo para ficar de fora do estúdio, onde ele está atualmente trabalhando no novo álbum do Van Halen, para falar com Joe Matera sobre sua carreira, seu segredo para capturar grandes tons de guitarra e sobre o mundo da tecnologia de gravação, o digital vs analógico.

UG: Você pode discutir brevemente sobre sua formação e como você chegou a ter uma produção e da carreira de engenharia?

Ross Hogarth: Eu era um músico antes de eu ser qualquer outra coisa. Toquei guitarra em bandas de estilos musicais e meus interesses foram para ser ouvinte, e sempre foram, diversos. Quando criança, eu tocava bateria primeiro e depois eu toquei instrumentos de cordas a mais, porque o meu círculo de amigos da família estavam em sua maioria composta por pessoas da música. Um dos melhores amigos da minha mãe era Pete Seeger. Então eu cresci em torno de pessoas como Arlo Guthrie e Pete Seeger que me davam aprendizagem não só no flatpicking da guitarra acústica, mas no bandolim e banjo de 5 cordas. Depois, mais tarde, eu estava inspirado pelo rock and roll e Jimmy Page começou a tocar guitarra elétrica. Então a música punk entrou na minha vida que se tornou para mim, minha saída real em tocar com bandas. Eventualmente, eu fiz uma escolha sábia e educada e acabou indo para o trabalho do outro lado da música, sendo um roadie e que me pegou em produção na estrada e mixagem de som. Eu estava trabalhando para bandas da chamada "máfia madura", artistas como Jackson Browne, Bonnie Raitt, Mac Fleetwood e Little Feat. Então, eu estava totalmente lá com um monte de músicos de alto nível. Que me levaram a um show no estúdio Rumbo Studios, que foi estúdio do filme The Captain and Tennille em 1976, a casa para as bandas de metal e rock do San Fernando Valley também. Foi aqui onde o Ratt fez a sua primeira gravação e o Dio também fez o seu álbum Sacred Heart. Houve um produtor que trabalhou muito fora desse estúdio - Don Gehman - que foi produtor do John Mellencamp. Ele e eu nos dávamos muito bem e ele se tornou meu mentor. Ele me levou para Indiana, onde eu tenho o meu golpe de sorte de trabalhar com ele no álbum de John Mellencamp [Scarecrow], o que levou também a trabalhar no quarto disco da banda R.E.M., o disco Lifes Rich Pageant. Eu também fiz o álbum Girls Girls Girls do Motley Crue também no Rumbo Studios.

Você está trabalhando com o Van Halen em seu novo disco?

O disco inteiro do VAN HALEN foi gravado e estamos todos muito animados. Acabamos de começar a mixar o disco. Estou em êxtase, pois é a banda original, Eddie «Van Halen, guitarra» e Alex «Van Halen, bateria» com Wolf «filho do Eddie» no baixo, e David Lee Roth cantando, é como o lado matador do VAN HALEN novamente em sua melhor forma com o Diamond Dave e toda a banda pegando fogo."

Que outros projetos você tem feito recentemente?

Eu fiz um EP semi-acústico com o Sick Puppies no início deste ano, que eu acho que é absolutamente lindo. Também estou orgulhoso do disco do Doobies Bros que fiz no ano passado, que teve eu  na engenharia e mixagem. Estou sempre mixando novos artistas e projetos fora do meu estúdio privado, como também o disco Boogie motel. Devido à internet, que fez longa distância da mixagem, é uma ótima maneira de fazer novos álbuns. Também estou trabalhando constantemente como parte de uma equipe de produção do assassino chamado Rock Mafia, com um único direito agora nas paradas do chamado Big Bang. Devo admitir que não pode ser tão prolífico aqui em 2011 devido ao tempo e amor e foco que tive que passar com o novo álbum do Van Halen, mas quando o álbum do Van Halen estiver pronto, eu sei que terá valido a pena. Mas eu coloquei um monte de tempo e energia em cada um dos meus projetos e estou muito orgulhoso e animado sobre cada projeto. Sou grato a manter o balanço e estou ansioso para o que está ao lado e tudo funciona!
O produtor e engenheiro de som - Ross Hogarth.

Colaboração: Érico Salutti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário