quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sammy Hagar: Exclusivas Filmagens do Documentário ‘Go There Once… Be There Twice’

De ultimateclassicrock.com e Van Halen Brasil Twitter:

Caso você não tenha notado, nós somos grandes fãs do Van Halen e de Sammy Hagar aqui na UCR. Depois de ouvir que o novo documentário de Sammy - ‘Go There Once… Be There Twice’ teria sua estréia na televisão pública, no próximo mês, decidimos estender a mão para obter mais alguns detalhes.

Nós rastreamos o produtor de cinema Paul Ware, que alegremente partilhou uma boa quantidade de colheres conosco sobre o documentário, que comemora 20 anos de comemorações do aniversário de Sammy no Cabo Wabo, ao mesmo tempo, misturando em quase 40 anos de filmagens raras de Hagar. Ele também nos deu um outtake exclusivo do documentário - uma versão de 1997 ao vivo de "Heavy Metal", um clássico de Sammy - para compartilhar com você.

Como foi que você entrou em contato com Sammy, e qual foi o primeiro projeto que você trabalhou?

Gil Bettman e eu estávamos trabalhando juntos em vários projetos corporativos em meados dos anos 90. Ele tinha sido o diretor para Sam nos vídeos-clips de 'I Can’t Drive 55,' 'VOA,' e 'Give to Live', mas não tinha falado com Sammy em anos. Quando soube que Sammy estava lançando um novo álbum, eu torci o braço de Gil para chamar Sammy, e levar-nos na mixagem para fazer o seu próximo vídeo. Que empurrou Sammy para a turnê "Red Voodoo" e uma viagem a Cabo para filmar "Mas Tequila". Trabalhei cerca de três semanas no vídeo, com vários cortes rápidos, e um olhar corajoso granulado. Sammy adorou. Ele pensou que a edição, agitada e rápida tinha a mesma sensação que o Birthday Bash [as festas de aniversário de Hagar que acontecem anualmente] lhe deu.

O engraçado era que eu nunca conheci Sammy durante a produção. Ele provavelmente não tinha sequer ouvido falar o meu nome mencionado. Alguns anos se passam, e ouço que Sammy tinha planejado uma turnê com David Lee Roth. Mais uma vez eu vou até Gil, para falar sobre a minha idéia de um rockumentary com um disco bônus com características especiais. Só que desta vez eu disse a Gil, que eu quero lançá-lo para mim mesmo e para Sammy.

Quando eu apareci no backstage do show de Sammy em San Bernardino, com uma proposta de DVD na minha mão, saí das sombras, e para a ribalta de Sammy. A proposta, e todas essas idéias tornaram-se o DVD 'Long Road to Cabo', e aquilo me fez sair na frente com Sammy na produção de mais vídeos naquele ponto em diante. Gil saiu para ser um professor da Chapman University (aparecendo de vez em quando para fazer algumas filmagens com Sammy), e eu me tornei o produtor/editor e "homem de idéias dos vídeos" para tudo. Temos a Cabo Wabo Tequila, vídeos de músicas, a cantina, material promocional, anúncios, isso tudo veio em minha direção. Sammy deixou eu correr a minha cauda criativa mundo a fora, e eu adorei cada minuto dela.

Quando foi que você realmente viu o conceito de "ir uma vez ...", e qual foi a reação de Sammy?

Indo para Cabo sempre foi um pesadelo disparado. Recebendo equipamentos e pessoas por lá não foi fácil. É por isso que o [documentário de] a maior parte dos primeiros dias da festança de aniversário, foi feita a partir de câmeras de fãs. Sammy não fez muitos vídeos lá em baixo.

Quando o seu aniversário de 60 anos estava sobre nós, eu torci o braço dele e disse que ele precisava de uma equipe até lá para gravá-lo. Ele precisava ser a definição, e para minha surpresa ele concordou. Gil chegou a dirigir, e trouxe com ele várias das pessoas envolvidas com a produção de 'Long Road to Cabo'. "Era uma filmagem bonita, talvez com quatro ou cinco câmeras e até um guindaste. Um tipo de produção que nunca tinha sido feito no Cabo Wabo antes.

Quando voltamos aos Estados Unidos, falava-se sobre como fazer isso em um DVD. Gil ia filmar Sammy e sua vida. Ele filmou um concerto em Dallas, e voltou a Cabo para mais filmagens no Natal. Comecei então a editar o concerto do Birthday Bash, e o concerto de Dallas de Sammy para ver, e então ... ... .. nada. Seis meses se passaram. Sammy estava em um período de transição em sua jornada musical. Ele mudou de gestão, e começaram os primeiros estágios do Chickenfoot. Houve um concerto, "Live in St. Louis", e a empresa de Mark Cuban gravou o show, e pegamos também as filmagens. Na época, eu acho que não havia realmente nada de especial sobre um outro concerto, mesmo que fosse no Cabo Wabo.

Então eu coloquei meu chapéu criativo, e pensamento, e comecei a pensar o que realmente queriam os fãs de Sammy Hagar nas filmagens. Foi quando me dei conta. Eu tinha trabalhado para Sammy por dez anos naquele ponto. Eu tinha sido um de seus ratos de pessoas quando se tratava de sua biblioteca de vídeo. Eu tinha tantas fitas de mais de sua carreira nas prateleiras em meu escritório, que ele estava louco. Quando "Long Road to Cabo" foi feito, o truque foi que Sammy nunca chegasse a Cabo. É sempre com ele, mas o DVD estava em turnê nos Estados Unidos. E se eu pegar todas as imagens que tenho, e, finalmente, vamos ver Sammy chegando a Cabo. É isso que o verdadeiro Redhead quer. Eles querem um documentário sobre Cabo San Lucas, e seus Cabo Wabo Cantina. E assim começou minha jornada de dois anos para começar este projeto feito.

Tendo trabalhado com Sammy anteriormente sobre o documentário "Long Road to Cabo", havia alguma coisa diferente sobre a forma de como você abordasse neste novo filme?

Meu plano era para contar a história de sua base de fãs do núcleo. Eu pensei que nós cobririamos um monte de coisas dele da infância em 'Long Road', e eu não precisava ir tão profundo para fazer isso desta vez. Presumi que o Redhead de hardcore já havia obtido uma cópia do LRTC. Olhando para trás ... Eu gostaria de ter colocado mais cedo a sua história para os fãs.

Eu não sabia que ele teria um livro e que iria ser lançado há poucos meses, foi o número 1 das paradas, e agora tem um monte de Redhead sem atenção. Eu também não sabia que eu estaria trabalhando com ele por tanto tempo. Tempo suficiente para bater a marca de aniversário de 20 anos do clube. Que foi sorte em um momento apenas bom.

A única coisa real que eu não tive a chance de fazer, foi incluir mais performances a partir dos 20 anos. Quando você faz um documentário e você está contando uma história, você precisa se mover através dele no ritmo certo. É difícil estar em movimento, através, e depois bater os freios em uma canção de três minutos. "Long Road to Cabo" tinha mais de um concerto para ele se sentir bem, mas se você olhar para trás, nós nunca colocamos nem metade de uma canção. Eu tinha cenas mais maneiras para escolher, desta vez, mas tão pouco tempo para mostrá-las na tela.

Lembro-me de algum retorno grande de fãs quando foi lançado LRTC, bem como comentários sobre o termo 'Vá lá mais uma vez', "mas sempre haverá esse fã que diz ..." "Você não colocou o suficiente da música nele". Talvez se a gente chegar a fazer isso neste DVD, e se Sammy permitirá que as comportas sejam como um Tom Petty em "Running Down a Dream", com suas 4:56 horas de material.

Qual foi o filme mais surpreendente que você viu transversalmente quando estava passando pelos arquivos de Sammy?

Bem o filme é uma história toda em si mesmo. Quando comecei a colocar tudo junto em 'Go There Once', eu tinha um grande problema. Como eu mencionei, Sammy não tinha muito material dos primeiros dez anos do Cabo Wabo. Ele não enviou as equipes por lá na época. Como eu ia contar a história sem qualquer filmagem? A única coisa disponível era câmeras de fãs.

Eu comecei perguntando em fóruns on-line e na internet, sobre quem tinha o quê de filmagens. Comecei a receber algumas cenas e escolhi as pessoas que tinham ido a Cabo desde o início. Eles tinham que subir em seus sótãos para obter o material. Eu também tive um coletor da Dinamarca, que me enviou toda a sua coleção de Cabo de Sammy.

Assim, com o que eu coletei, eu comecei a contar a história. O passar do tempo eu encontrei mais e mais coisas. Um lote analisado por um ponto de vista técnico ficaram horríveis. Primeiro: a qualidade, de câmera, resolução, som, é difícil de fazer a edição dos vídeos, quando você não é um câmera-man profissional, e dois: você está tentando ficar acima de uma multidão de 800 pessoas, para tentar desfrutar do concerto e talvez um pouco menos de margaritas ao mesmo tempo.

No outono de 2009 eu pensei que estava pronto para fazer isso. Alguns meses mais tarde seria o 20 º aniversário de Cabo Wabo, e foi o momento perfeito para fazer tudo isso, e o que iríamos fazer com este projeto. Gil e eu fomos para o armazém/palco/estúdio de Sammy para fazer algumas filmagens rápidas, que precisávamos para ajudar no empate de tudo junto.

Enquanto lá eu tive um daqueles momentos da vida profissional, que sempre vou me lembrar. Enquanto andando pela primeira vez no seu armazém, e maravilhando-se com todas as coisas que eu vi que Sammy mantivesse ao longo dos anos de realização, me deparei com um canto com uma grande quantidade de caixas empilhadas em cima umas das outras. Pedi-lhe uma tour pelo local com seu manager.

Ele disse: "Oh, isso é apenas um monte de suas fitas de idade." A descarga de adrenalina tomou conta de mim, e eu curiosamente comecei a abrir as caixas. Para minha surpresa, encontrei, não só algumas das imagens que eu tinha vindo a trabalhar com (as fitas de Sammy foram muito melhores de qualidade), mais as filmagens de concertos a mais de 30 anos, que o público ainda não tinha visto antes. Estes foram vídeos de arenas que Sammy tinha tocado, e que só passaram a ter equipamentos de gravação de vídeo - lembre-se: muitos não fizeram isso há muito tempo na época.

Eu encaixotado por tudo, tive que voltar para Los Angeles, e comecei mais seis meses de ajustes para tentar obter alguma coisa boa deste material para o projeto. A fita mais importante para mim foi um concerto inteiro da turnê 'VOA', com aquele macacão personalizado amarelo que ele usava durante o vídeo-clip de 'I Can’t Drive 55'. Aqueles seus pulos era uma daquelas imagens que definiam os anos '80s' e um ícone do rock, e que nunca tinha chegado em minhas mãos durante o meu tempo com Sammy, e aqui eu estava vendo um concerto inteiro com ele.

Que tipo de filmagem em 'Go There Once… Be There Twice' faram os Redheads realmente gostarem mais?

Certamente algumas em 'I Can’t Drive 55' com seu macacão amarelo. Aquelas belas cenas sobre o palco com Sammy, Michael Anthony, Ted Nugent, e Keith Toby no 60th Birthday Bash. As filmagens iniciais de Sammy, até a caixas em um armazém quase esquecido. Fãs dormindo nas ruas com cada bilhete da festa indescritível de aniversário em suas mãos. E, claro, os fãs. Há uma série de momentos onde você pode ver muitos rostos na multidão. Tenho a certeza de quando isso chegar aos Redheads em casa, haverá um monte de TIVOs e DVDs players em pleno funcionamento, procurando também por aquelas multidões para uma imagem de si mesmos balançando as cabeças na maior festa de 20 anos de rock and roll.

Muito obrigado a Paul por compartilhar tantos bons momentos e detalhes conosco. Agora, só precisamos ver essa coisa para nós mesmos! Os fãs Redheads teram a sorte no norte da Califórnia para verem o documentário ‘Go There Once… Be There Twice’ na estréia localmente na TV-KQED em 18 e 19 de agosto.

Por agora, aproveite estas imagens exclusivas que Paul nos deu para compartilhar com os leitores do UCR, originalmente filmados por fãs do Hagar - Todd Sutherland e Scott Plunkett. Este vídeo foi apresentado e está no documentário ‘Go There Once… Be There Twice’, mas com uma enorme quantidade de cenas clássicas de Sammy para escolher, e que, infelizmente, não fazem parte do filme.

Assista nossos vídeos exclusivos do documentário ‘Go There Once… Be There Twice’, ao som da música 'Heavy Metal' de Sammy Hagar, se apresentando no Cabo Wabo Cantina:


Colaboração: Érico Salutti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário