sábado, 14 de maio de 2011

Van Halen: História de Vida de Sammy Hagar Preenche o "Red"

De www.rgj.com:

Falar sobre o melhor dos dois mundos: Sammy Hagar conseguiu aproveitar o espólio ultrajante oferecidos pelos membros do panteão do rock sem pagar taxas, tendo várias viagens repetidas e também uma audição devastada por eles.

Então deixe o corvo do Red Rocker.

"Eu sinto que eu sempre fui mal interpretado no rock, especialmente durante os meus anos de Van Halen, onde as pessoas gostavam de tomar decisões contra mim", diz Hagar, de 63 anos. "Mas não existia um momento melhor, então eu acho que eu só queria esclarecer as coisas e estragar o meu próprio chifre um pouco."

Essa é a missão descarada descrita em seu novo livro best-seller "Red: My Uncensored Life In Rock" (O Livro custa cerca de $ 26,99). Na forma de primeira pessoa alegre, Hagar mistura contos de sua jornada no rock com divagações sobre a fascinação ao longo da vida com a numerologia e OVNIs (um tema no livro que a mídia se apegou ao marco para ter revelações por parte de Hagar que acredita que ele foi contatado por extraterrestres).

Mas o que mais se destaca são as histórias brutas dos primórdios da carreira de cantor nos campos férteis e foras de Fontana, na Califórnia, um pit stop entre Los Angeles e Palm Springs. Seu pai, Bobby, foi um lutador e um bebedouro. Sua mãe extremosa, Gladys, lutou para manter quatro filhos alimentados e vestidos. Hagar tinha uma vida fácil e difícil ao mesmo tempo.

"Tudo o que você precisa saber sobre Sam é que o seu pai detinha o recorde de maior parte das vezes foi um lutador que foi nocauteado em uma luta - 20", diz Joel Selvin, um crítico de rock de San Francisco que ajudou a Hagar a escrever o livro. "Sam sempre teve dedicação e persistência".

Um compromisso de nunca mais experimentar a pobreza alimentaram Hagar como ele subiu por uma série de bandas esquecíveis e que aterrou como o David Bowie-satisfazendo-o vocalista Robert Plant, quando era o frontman da banda Montrose, em 1973. Hagar nunca olhou para trás, marcando o sucesso solo antes de entrar para o Van Halen em 1985.

Na mega-banda - Hagar diz que ele foi demitido, e a banda tem mantido a idéia de que ele saiu da banda - assunto que sempre irá permanecer delicado.

"Depois da separação (em 1996), algumas das coisas que os irmãos (Van Halen's) disseram, que eram apenas planos errados, como os de não quererem trabalhar duro", diz Hagar, que em "Red", descreve a metamorfose de uma vez sobre o doce - Eddie Van Halen, como um autocrata beligerante, que o empurrou para fora da porta, e depois reconectando com o vocalista original, David Lee Roth.

"Eu só espero que Eddie esteja a fazer o melhor", diz Hagar, fazendo ataques e referências ao Van Halen, quando estavam com o álcool e o câncer. "Eu vejo que ele se casou. Talvez a esposa dele tem uma trela apertada com ele. Todos nós precisamos disso, caso contrário, estaríamos todos loucos, inclusive eu."

(O Van Halen não está comentando nada sobre as declarações de Sammy Hagar e o futuro da banda, somente a esposa de Eddie, a publicitária Janie, está fazendo algumas declarações sobre o futuro incerto da banda Van Halen.)

Hagar teve os seus momentos, especialmente durante o seu afastamento prolongado, a partir de sua primeira esposa, Betsy. Em "Red", ele descreve todos os detalhes da turnê do álbum "For Unlawful Carnal Knowledge" de 1991, em que envolveu todos os membros do Van Halen em uma tenda de sexo embaixo do palco. Eles nem sequer cochilavam durante esse tempo.

Mas naquela mesma turnê, Hagar conheceu sua esposa, Kari Karte. Quando ela recusou seus avanços, porque ela teve que levar sua avó para um casamento, Hagar foi ferido. O casal tem duas filhas e vive ao norte de San Francisco.

Foi Kari que plantou uma semente quando ela apontou a Jimmy Buffett que tinha criado um império a partir de sua vida na ilha.

"Ela me levou a um show dele e fiquei encantado", diz Hagar. "Jimmy agora é o padrinho para mim. Eu sempre beijo o seu anel sempre que o vejo."

Hagar tem a sua própria praia dentro de seu quintal, no Cabo Wabo Cantina, bem como também na sua Cabo Wabo Tequila, que foi vendida 80 por cento para o Gruppo Campari em 2007 por US $ 80 milhões. A pobreza de Fontana é claramente em seu retrovisor de sua Ferrari.

"Eu sinto que estou num ponto de viragem", diz Hagar. "Eu toco música ainda porque eu amo isso (tanto com o supergrupo Chickenfoot - ocupado e gravando seu segundo álbum - e sua banda de longa data do Wabos). Mas agora estou focalizando retribuir através da minha Hagar Family Foundation. Eu também tenho um restaurante que eu estou fazendo (em Mill Valley, Califórnia) com (Food Network chef) Tyler Florence. Então, eu estou ocupado."

Apesar do sucesso de Hagar - com casas no Havaí e no México, a indução no Rock and Roll Hall of Fame com o Van Halen, a conta bancária grande e a felicidade pessoal - ele ainda faz flash backs para alguns dias de sua infância com o seu sorriso quente.

"Eu tive uma vida incrível, mas eu nunca me diverti tanto como quando eu saía e colhia de frutos com a minha mãe, a fim de ganhar dinheiro suficiente para comprar e usar roupas jeans novas para a escola", diz Hagar, que dedicou o seu novo livro para a sua mãe. "Eu acho que as dificuldades não são nada se você está feliz."

 
 
Colaboração: Érico Salutti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário