segunda-feira, 21 de março de 2011

Van Halen: Rules!

 

No capítulo final da Epopéia de Mont Hagen, vamos dar uma olhada em um dos maiores influenciadores do Rock 'n Roll. Sammy Hagar está bem documentado como sendo um grande vocalista e entertainer, mas mais uma pessoa significativa ou grupo que se formou em minha impressão do Rock e da mente grande de indefinições de licks da guitarra.
Desde 1978, quando o Van Halen lançou o seu álbum, Eddie Van Halen fez a marca de um grande guitarrista na história da guitarra como ninguém jamais fez e tocou em uma guitarra elétrica.
É seguro dizer que sem Van Halen, não haveria Joe Satriani, Stevie Vai, Yngwie Malmsteen ou mesmo a afinação da guitarra "drop-D", que levou a década de 1990 às bandas "Grunges"? Talvez ... mas de qualquer forma, Edward Van Halen é creditado com muitas mudanças para o rock and roll, e, é sem dúvida um dos ritmos mais talentosos e guitarristicos que já ouvi.
Paul Stanley do Kiss tinha visto o Van Halen tocar em um bar de Hollywood e disse para Gene Simmons sobre ele. Gene imediatamente levou a banda para tocar no "The Electric Lady Studio" em Nova York para a gravação de um álbum demo.
Eddie credita sua maior influência em Eric Clapton. Aos 14 anos, ele afirma ter conhecer todos os solos de guitarra de Eric, nota por nota. É relatado que durante seus 15 anos ele tocou guitarra no Kiss, na canção "Christine Sixteen", mas não posso confirmar esse crédito. Aos 18 anos, ele chocou seus ídolos na guitarra, porque ele sabia tudo no momento, e mudou tudo no momento quando tocou "Eruption", do álbum de estréia, "Van Halen" de 1978.
O Van Halen, em maio de 1984, concedeu uma entrevista com Eduardo Delfim na revista Creem, e ele disse: "Eu nem mesmo ouço o rádio. Eu não compro discos, eu não escuto nada. Não quero dizer que eu acho que sou muito bom, que eu não tenho que - mas eu não me inspiro em ouvir qualquer coisa, exceto talvez Debussy "Ele estava fazendo algo lá? Eddie foi mais vanguardista do que ninguém, nem mesmo Cream, que deu-lhe um crédito? Eddie era um Thoreau, era um Reagan? Independentemente do que se pensa em tocar guitarra em "Eruption", seu ponto aqui é proposital. Ele já se sentia demasiado ao seu redor por música pop e derivados, também envolta tinha oldies, mas ele sentiu que isso estava interferindo em sua habilidade de criar coisas novas (ao contrário ao que ele disse anteriormente sobre Clapton sendo sua maior influência).


Isso foi há 24 anos atrás, quando a maioria do mundo ocidental ainda tinha quatro canais de televisão, um rádio e um jornal como mídia. Que mudança de eventos um homem pode fazer para a contribuição do Rock n Roll ...







 
 












O formação original da banda Van Halen inclui o irmão de Eddie, Alex, David Lee Roth e Michael Anthony. Alex Van Halen começou a tocar em uma idade precoce, com Eddie, e eles tinham sido negociados com os instrumentos em algum ponto. A dupla formou uma banda com Eddie nos vocais e guitarra e Alex na bateria. Alex é conhecido por sua ação Kickdrum dupla, mas como de costume, os bateristas são mais por trás da cena e não o centro das atenções. 
 

Isso não pode ser dito sobre David Lee Roth. Dave era o cantor original do Van Halen, e ele deu um sabor especial para as músicas que cortam. Mas a sua atuação foi mais de "Cão e Pónei" e variada. O verdadeiro talento veio de Eddie. Será que sabemos realmente que "hammer ons" foram feitos antes de Eddie acionar o calor na primeira faixa de seu lançamento com Eruption? No minuto em que a agulha bateu o recorde, eu fiquei pasmado, e depois de quatro barras de Eddie rasgando meu cérebro, eu tinha que ter esse álbum.
Em 1985-96, Sammy Hagar completa a nossa jornada maus da história do rock, unindo o Van Halen. Eu não acho que este grupo atingiu o seu pleno potencial, mas provavelmente foi prejudicada por álcool e drogas. Isso ocorreu após Sammy ter uma carreira solo de muito sucesso com hits como "I Can't Drive 55". A última turnê de reencontro com Sammy em 2003-2005 teve uma curta duração devido a problemas de toxicodependência na banda.

 
 
 

 


  
 
 
 
 
 
 
 

 
  
Roth voltou ao Van Halen em 2007 para uma turnê norte-americana, que foi a turnê de maior bilheteria na história da banda. Roth foi classificado pela Revista Hit Parader entre os 100 Melhores Vocalistas de Heavy Metal de Todos os Tempos do Século XIX. Wolfgang Van Halen, filho de Eddie, se juntou à banda para a turnê de reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário