sexta-feira, 18 de março de 2011

Van Halen: Em Defesa da Era Van Hagar ...

De San Francisco Chronicle:

Acredite, eu não quero ser o único a defender a era Van Hagar. Eu passei quase cinco anos na construção de uma comunidade pacífica neste blog, só para tocá-lo para frente o mais rápido possível do que você pode cantar em um refrão de "When It's Love". (Por favor, não.)
Poster promo da turnê "5150" em 1986.

Mas, embora você nunca vai ver uma discussão sobre a circuncisão ou a amamentar neste blog parentalidade chamados, vamos enfrentar então as controvérsias de músicas. E eu gostaria de defender a era Van Hagar.

Com cada nova peça de notícias do Van Halen ao longo dos anos - mais recentemente um relatório de que o Van Halen está trabalhando em um novo álbum de estúdio com David Lee Roth - uma nova rodada de Hagar se emerge. Foi a era Van Halen com Sammy Hagar com um vocalista em declínio? Sim. Mas ele não é culpado.

Van Halen em 1986.


O meu colega Joel Selvin do site Chronicle escreveu, em uma revisão da era Van Hagar durante a turnê "5150" em meados da década de 1980, Sammy Hagar, que arruinou duas bandas, quando ele se juntou ao Van Halen. (Hagar reagiu dando a Selvin o número de seu telefone ao meio a uma multidão. Eu tinha 15 anos, e no atendimento. Eu juro que eu não me chamei, Joel ...) Mas, olhando com um quarto de século de retrospecto, eu diria que ele salvou a era Van Hagar. Como você pode dizer com a música "Jump", a banda estava indo na direção de um sintetizador pesado que vinha do inferno ou água alta. Derramando David Lee Roth e trazendo um novo vocalista desde que a ruptura fosse necessária para explorar estas águas turvas.

E quando a banda foi feita novamente, e o mundo deu o seu veredito sobre Van Hagar, Roth poderia voltar e tudo seria perdoado - com o mercenário do Hagar não, o arquiteto do Van Halen, assumindo a culpa por qualquer pecado posto ao disco anterior "1984". Durante a última turnê do Van Halen (com o filho de Eddie, no baixo) eles foram capazes de fingirem que a segunda metade da década de 1980 e a maioria da década de 1990 não aconteceu. Isso teria sido impossível se Roth ficou na banda.
Eddie Van Halen & Sammy Hagar durante a turnê "5150" em 1986.


Hagar pode ter sido o bode expiatório, mas ele não era um impostor. O Van Halen tem exatamente o que eles contrataram - um Hagar persona e um estilo que não mudou quando ele se juntou ao Van Halen. Hagar não forçou Eddie Van Halen a tocar teclado. Hagar não era a pessoa que cortou o cabelo de Eddie. Hagar nem escreveu canções ofensivas. E ele nunca foi um douchebag habitual. Na história do Van Halen, apenas Michael Anthony (cuja benevolência incluída nos créditos do disco Van Halen III com o vocalista Gary Cherone, durante seu discurso do Hall of Fame ... e olha como ele foi recompensado ...) era o cara mais legal.
Michael Anthony durante a turnê "5150" em 1986.
 

Finalmente - e eu estou preparando para sua refutação - O Van Hagar fez uma música muito boa. A banda teve mais do que a sua quota de erros quase apocalípticos. (Comece por aqui.) Mas eu vou manter o que nos 13 anos ou mais Hagar foi/era membro, a banda produziu músicas de qualidade suficiente para um novo disco do Van Halen sólido de hard rock.

Eu tenho essa lista no meu iPod, arquivado em "Van Hagar decente".

1. Poundcake: Eu considero esta tentativa da banda para se desculpar dos primeiros anos de Van Hagar. Após quase uma década de canções sobre amor, Eddie tira algumas ferramentas de poder e as letras parecem ser inteiramente sobre a bunda de uma menina.

2. Best of Both Worlds: Alex Van Halen parece que ele está em um lar de terceira idade, mas Eddie e Sammy estão definitivamente em sincronia aqui. A melhor canção do álbum "5150".
Sammy Hagar & Eddie Van Halen durante a turnê "5150" em 1986.
 

3. Finish What Ya Started: É um pouco mole, mas foi assim que foram várias músicas do Van Halen em 1970. O gancho é grande. Esta poderia ser uma canção da era Roth.

4. Aftershock: Alguns dos melhores trabalhos de Eddie Van Halen pós-Roth na guitarra. O som do rock na música é muito difícil, e Hagar costuma ficar de fora do caminho.

5. Black and Blue: Esta é a minha música favorita da era Van Hagar. A sinceridade implacável que marcou a era Van Hagar está faltando, e o Van Halen soa como uma banda completa.

6. Summer Nights: enchimento de rigor, mas eles tinham mais álbuns do Van Halen, também.
Eddie Van Halen tocando com a sua guitarra Steinberger durante a turnê "5150" em 1986.
 

7. Runaround: OK, o argumento está começando a desmoronar ... aqui. 01:06 O primeiro de que essa música é boa, e depois tudo cai aos pedaços. Mas você sabe, eu fui além do coro de "Dance the Night Away", também.

8. 316: Um interlúdio da guitarra inofensiva e pequena, em homenagem ao aniversário do filho de Eddie, Wolfgang. Não é "Eruption", mas não foi "Jump".

9. 5150: eu quase coloquei "Why Can't This Be Love" aqui, mas achei que iria perder as três pessoas que ainda estão do meu lado. Alex Van Halen, na verdade parece que ele está tentando, a faixa-títulada "5150", que quase nunca aconteceu na segunda metade da década de 1980. E as letras fazem absolutamente nenhum sentido, que era sempre o caminho mais seguro na era Van Hagar.

Odeio os anos do Sammy Hagar no Van Halen, se necessário. Mas não culpo o homem. Mesmo se você não gostou da música, ele era mais um inocente do que um acessório para o crime.
Van Halen em 1986.


Peter Hartlaub é o crítico de cultura pop no San Francisco Chronicle e fundador deste blog de parentalidade, que reconhecidamente, por vezes, não tem nada a ver com a paternidade. Siga-nos no Twitter em www.twitter.com / peterhartlaub. E tenha suas perguntas respondidas em www.vyou.com / peterhartlaub.

Um comentário:

  1. Sammy Hagar sempre foi melhor do que David Lee Roth, em vários aspectos, sem deméritos ao David Lee Roth que é um ótimo vocalista de rock também. Aliás, Sammy Hagar nunca precisou provar nada para ninguém, afinal ele sempre foi melhor com suas próprias bandas (Chickenfoot e Sammy Hagar) do que no Van Halen, No Van Halen, Sammy Hagar soou muito pop, e ele sempre foi muito mais do que aquele rock adocicado do Halen. É óbvio que qualquer grande músico tocaria fogo na foto de um ex- isto, ex-aquilo. Eu faria o mesmo. Por outro lado Sammy Hagar nunca foi mercenário, muito pelo contrário....a presença de Sammy Hagar no Montrose, no Chickenfoot e também no Van Halen foi sinônimo de DINHEIRO garantido. Primeiro porque ele é um dos rockeiros mais famosos dos Estados Unidos, e também um dos rockeiros mais respeitados na Europa e no Japão. Logo, ele não tem necessidade de ser um mercenário. Não podemos dizer o mesmo de David Lee Roth, por N motivos, Infelizmente. Mas, concordo que o som do Van Halen combina mais com Roth. Afinal, a carreira solo de Sammy Hagar vale por 10 Van Halen juntos, pois são mais de 40 anos de estrada. Eu fui o primeiro Dj. de Rock do Brasil que lançou os discos do Van Halen, muito antes do rádio, e todos os discos de Sammy Hagar muito antes do Van Halen, muito antes das tais RADIOS ROCK. Abçs. Dj. Wilson Alexandre. Fundador e Deejay da Fofinho Rock Club, desde 1971.

    ResponderExcluir