quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Van Halen: A História Por Trás do Clássico Poster de David Lee Roth de 1980 Por Helmut Newton

De VHND:

Quando o disco Women And Children First foi lançado em 26 de março de 1980, um cartaz/poster em preto e branco de David Lee Roth foi também lançado, e tinha David Lee Roth vinculado a uma cerca de arame, o cartaz/poster foi incluído no primeiro milhão de prensagens. A fotografia foi tirada pelo famoso fotógrafo de moda Helmut Newton. O cartaz/poster foi feito com a intenção de fazer o público se chocar-se ao ver a foto. Muitos fãs não sabem da história por trás disso, que é muito raro ver esse cartaz/poster clássico por aí.

Em 1979, quando o Van Halen fez pausas durante a "World Vacation" Tour, David Lee Roth seria o chefe ideal para o comando do Studio 54, onde às vezes há lugar para Helmut Newton. Quando chegou a hora de fazer o terceiro disco do Van Halen, ele disse a banda que Newton iria ser o fotógrafo da banda para o novo álbum.

Em sua autobiografia, Crazy From The Heat, David Lee Roth conta a história de como conheceu Helmut Newton e como o cartaz/poster clássico passou a ser:

Todos diziam: "Quem é Helmut Newton?"

Eu disse, "Ele está na merda. Ele é legítimo."

O departamento de arte da gravadora disse: "Oh, de jeito nenhum. Esse é um cara de cinqüenta mil dólares para filmar um de vocês. Ele não sabe lidar com esse tipo de baboseiras..."

Lo e eis que ... (o que soa como uma empresa legal)... Helmut Newton teve uma exibição na Galeria Ray G. Hawkins em Melrose. E eu disse para mim mesmo: "Ele só pode estar hospedado em um dos quatro hotéis, vamos começar a busca por ele."

Liguei para o Beverly Hills Hotel, na Sunset Boulevard: "Desculpe-me, posso falar com o Sr. Newton?"

"Certamente, senhor."

Ele pega o telefone e diz: "Boa tarde, Sr. Newton, meu nome é David Lee Roth. Estou muito consciente de seus talentos e quem você é. Tenho certeza de que você nunca ouviu falar de mim, mas eu estou em uma banda de rock chamada Van Halen, e nós somos o sabor da semana. Acho que devemos tirar uma foto com você."

Ele disse: "Isso é muito interessante. Eu nunca tive uma abordagem como essa. Ligou para o meu agente? "

Eu disse: "O que quer dizer?"

Ele disse: "Exatamente. Eu gosto da sua atitude. Venha para a piscina e vamos dar uma olhada em você."

Eu disse: "Ótimo." Coloque tudo em couro, as botas de equitação com as calças de couro, faceira, com o casaco, o cinto e eu descerei para o hotel. Ele estava descansando na piscina.

Sentei-me, e falamos de tudo, desde a política à matemática, por cerca de meia hora, então ele se inclinou e disse: "Você sabe o quê, David? Você é a minha nova loira favorita. Gostaria muito de tirar fotos de você."

Eu disse: "Espetacular. Quando?"

E ele disse: "Que estás a fazer para o resto do dia?"

Eu disse: "Nada."

Ele disse: "Ótimo. Você tem um carro?"

Eu disse, "Oh, sim. Eu tenho um Mercedes-Benz que eu tinha pintado de preto, com uma caveira e ossos cruzados grandes no capô do carro."

Ele disse: "Magnífico! Deixe-me ir ao meu quarto, para pegar o meu equipamento fotográfico, minha esposa, Alice Springs, é uma fotógrafa de estrelas. Estaria tudo bem se ela viesse junto?"

"Absolutamente".

"Ótimo. Nós vamos encontrá-la, teremos nossos equipamentos em conjunto. Você tem um lugar para filmar? "

Eu disse, "Bem, eu tenho um canil no meu quintal, com um monte de esgrima".

"Excelente! Vou conhecê-lo no estacionamento."

Fizemos um cartaz: Eu, acorrentado, é um famoso pôster com o canil, para o novo álbum. Foi vendido a partir daí de dentro, cerca de quarenta e cinco dólares. A última impressão ainda que eu saiba, era uma dobragem que minha irmã tinha no quarto, acima de vários objetos. E nos últimos dois meses, eu tinha emoldurado e estabilizado ele. Esta foto é facilmente encontrada por cerca de dez mil dólares. A foto de mim, acorrentado no canil, está em cada um dos anuários Helmut.


Pela primeira vez desde 1980, este autor clássico está novamente disponível para os fãs e colecionadores. Foi reeditado e agora está incluído no relançamento do disco Women And Children First de 1980, em vinil de 1980 gramas, que está à venda no site VanHalenStore.com.

O Poster de David Lee Roth Para o Álbum Women And Children First de 1980 - Por Helmut Newton:As fotos foram tiradas pelo fotógrafo Helmut Newton no canil do quintal da casa de David Lee Roth em 1980.

Colaboração: Simon Holanda.

3 comentários:

  1. Muito bom galera, sempre trazendo noticias quentinhas para quem e fã da banda

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu tenho uma cópia do "WCF" de 1980 em estado impecável e com o dito poster dentro. Ele vem dobrado em 4 partes e está em estado impecável também. Será que tem algum valor de coleção? Daniel Lisboa de Porto Alegre dlneves@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Concerteza Daniel tem valor para coleções esse poster! Eu já tenho em minha coleção, mas fica o seu comentário para quem tiver interesse!

    Um abraço Daniel! Valeu!

    ResponderExcluir