quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Van Halen: Ensaios da Tour "1980 Invasion"

De VHND:

Aqui está uma história muito legal e única de um leitor do VHND, chamado de Chris Moore:
"Quando eu estava no ensino médio e ensino superior, eu tocava em uma banda com o irmão de Michael Anthony, o Dennis. Dennis e eu fomos muito bons amigos e praticamente esgotamos todo o nosso tempo ouvindo Van Halen em vez de fazer a lição de casa (!).

No início de 1980, o Van Halen estava colocando os toques finais do disco "Women and Children First (1980)", e já alcançando os primeiros lugares, e eles estavam ensaiando para a "1980 Invasion Tour". Dennis chamou e disse que poderia haver uma oportunidade para que a gente vá vê-los ensaiar naquela noite. Corri para casa e esperamos ...
Michael Anthony apareceu, dirigindo uma caminhonete que pertencia à sua então-namorada (agora esposa), chamada de Sue. A caminhonete tinha um logotipo do VH em sua traseira. No caminho, paramos em um posto de gasolina e um dos caras que trabalhavam lá andou, olhou na traseira do caminhão e disse: "caramba, são caixas, hein?" ~ Não tinha idéia do que significava o logotipo ou quem o Mike era!

Mike nos levou ao SIR Studios, em Hollywood. Caminhamos para uma sala enorme com armazém-como (um "quarto grande") e lá estava todos no palco se preparando para a "1980 Invasion". O drumkit de Alex foi o branco com as mangueiras de vácuo ligando os tambores ao pedal. As caixas de baixo e guitarra foram escalonadas em três linhas para que a banda pudesse subir e ficar com elas durante o show. Sobre o palco, havia filas de luzes que eu poderia contar quantas tinham. Na etapa final teve um tapete acolchoado caindo sobre nossa frente do cilindro de elevação, para que a gente poderia fazer saltos insanos e não se machucar. Voltamos para o som e eles estavam verificando todas as placas de luzes. Dennis se virou e disse: "Diamond Dave!" E lá estava David Lee Roth em nossa direção. Ele apertou as nossas mãos e foi muito legal com nós. Nós conversamos por alguns minutos, e então deixa-mos ele ir para ficar tudo pronto. De repente, ouvimos ~ o tom da guitarra inconfundível. Ed estava no palco, verificando sua engrenagem. Ele tocou algumas costeletas surpreendentes, então balançou a cabeça e colocou sua guitarra no chão. Subimos para o seu lado do palco e dissemos: Olá. Ele estava de pé ao lado de um posto de guitarra que tinha o preto e amarelo da Charvel Superstrat do Van Halen II sobre ele ~ a faixa tinha um pedaço de tamanho muito bem parecido dela. Quando perguntamos a ele sobre isso, ele riu e disse algo sobre "desgaste normal."
O tempo tinha chegado ao fim para o Van Halen começar a trabalhar. Dennis e eu sentamos no chão de frente e ao centro do palco, cerca de 10 metros do palco. Eles começaram com "Romeo Delight" e as luzes se acenderam, eu nunca vou esquecer do calor intenso das luzes e, claro, o brilho! O som era incrível ~ eles estavam a todo vapor a partir da primeira nota. Mesmo que fosse de ensaio, que balançou como se estivessem na frente de 20.000 pessoas (o que seria muito em breve). Eles tocaram durante a maior parte dos primeiros três discos, incluindo Mike nos teclados em "And The Cradle Will Rock", que eu ouvi dele praticando em casa durante semanas. Para a maioria dos ensaios, Mike estava tocando em um novo BC Rich "Bitch" bass vermelho. Se bem me lembro, que ele tocou baixo para a primeira parte da turnê, junto com sua Yamaha - agora famosa. Ele amava a Yamaha, tanto que ele acabou voltando a ela como seu baixo principal. Alex, Mike, e Ed não fizeram seus solos, neste ensaio, mas isso não importa. Eles foram fenomenais. Durante o "show" Mike, Ed & Dave viriam na frente de nós e totalmente começaram a tocar e conversar com nós ~ que foi, sem dúvida, a melhor parte da coisa toda. Aqui está um casal de filhos com o que se tornou seu próprio concerto privado do Van Halen, o que o povo mais queria era estar no mesmo lugar que nós tivemos, de ver a banda, a equipe. Loucura. Após o ensaio, nós saímos e falamos com todo mundo um pouco dessa história. Ser um baterista, eu estava esperando por uma chance de conhecer Alex e lá estava ele. Ele foi muito cordial com nós. Eu estava dizendo a ele sobre um professor de bateria que eu estava trabalhando com o que estava tentando mudar a maneira de tocar e instilar mais a técnica em minha bateria. Alex disse: "olha, ninguém na platéia sabe o que porra é essa, e eu não me importo! O importante é que você toque e você sinta a música. "Eu sempre tenho lembrado disso. Nós estávamos falando sobre seu kit e ele me disse que fez todo o trabalho personalizado para si mesmo, porque "eu não confio mais em ninguém do que com a minha própria cagada" Ele disse: "Suba e confira se você quiser tocar . "Subi atrás da bateria, que foi lá no alto quando olhei a parte traseira do riser. Comecei a brincar e tocar algumas coisas. Ed estava no palco abaixo, conversando com seu técnico de guitarra, Rude ("Rudy") e eu não queria interrompê-los. Alex e Gregg Emerson foi guiando-me, e gritando, eu estava totalmente intimidado, como em uma "ação surda!" - Eu nunca tinha tocado em um kit com os monitores nesse ponto. Foi super alto e muito poderoso. Depois, peguei uma baqueta que Alex quebrou, e ele deixou-me ficar com ela (e ainda tenho ela). Agradecemos a galera e saímos com Mike.No dia seguinte, na escola, eu estava entorpecido. Eu sabia o que queria fazer - o que eu tinha de fazer. Imagine tentar assistir aulas após uma experiência como a que na noite anterior tivemos!
 
Eu sempre vou lembrar do impacto dessa noite, de que uma vez na vida tive uma experiência de verdade como essa foi. Eu fui aos ensaios em outros dias ~ ficou bem conhecido, quando o Van Halen estava ensaiando (começando com a "Fair Warning" tour, eles começaram a ensaiar na Zoetrope, de Francis Ford Coppola Studios) ~ os ensaios acabaram se tornando uma grande festa, com pelo menos 1.000 pessoas na noite final dos ensaios gerais. Mas aquela noite estava apenas a banda, a tripulação e Dennis & eu, foi inesquecível. Eles estavam no topo de seu jogo e foi muito intenso. O Van Halen era tão bom em um "show particular", como na frente de 20.000 pessoas. Não sequenciadores, sem metrônomo, nenhuma tecnologia moderna ~ era só chutar a bunda do Van Halen!Chris Moore é o baterista da banda Cry Wolf (http://www.crywolftheband.com/).
O CD mais recente do Cry Wolf, "Twenty Ten" foi mixado por B.ob Daspit (Sammy Hagar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário