sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Van Halen: Star Guitar

De Dweezil Zappa World:

Esta guitarra vem com uma grande história. Esta imagem se quiser. É de 1982 e da maior banda de rock do mundo: VAN HALEN. Eu tinha 12 anos, e só comecei a tocar guitarra com 9 meses. 

"Eruption" e "Mean Street intro" estavam em um loop constante em minha cabeça. Eu estava escrevendo para tocar no meu show de talentos da escola. Ele estava chegando em uma semana. Eu estava indo tocar "Running With The Devil", com o meu combo adolescente, com pouco balanço.

Nos dias antes do show, recebemos um telefonema em casa de um cara que diz ser Edward Van Halen. Minha mãe atendeu o telefone e falou com ele durante um bocado. Ela sussurrou-me: "Esse cara diz que é Eddie Van Halen, pega o telefone dele, e liga para ele, para ver se você acha que ele realmente é." É claro que eu pulei para a extensão de outro telefone e calmamente peguei. Ouvi uma voz corajosa do outro lado, começando a falar sobre Frank Zappa. Eu não tinha referência do som da voz de Edward Van Halen, exceto para o tiro, aos longos gritos de Edward em "Unchained", onde uma voz é ouvida, dizendo: "Venha Dave, nos dar uma pausa." Pensei que era a voz de Edward, ou talvez era a voz de Ted Templeman, é? Não importa. Eu queria que fosse Edward Van Halen, então eu disse para Gail, "É ele ... tem que ser ele!"

Frank pegou o telefone e conversou por um tempo curto. Ele desligou o telefone dizendo: "Ok, eu vou te ver em poucos minutos." 20 minutos depois, Edward Van Halen foi em nossa casa. Ele tinha uma guitarra nova com ele. A Kramer roxa com um pedaço de fita adesiva cobrindo o logotipo. Frank chamou Steve Vai, e pediu-lhe para vir. O que se seguiu a uma noite mais fresca do 12 º ano antigo que um guitarrista nunca poderia imaginar, ou talvez qualquer guitarrista. Edward Van Halen, Steve Vai, Frank Zappa e todos passaram em torno desta nova guitarra roxa. Ocasionalmente eu fumble ao redor dela também.

Muitas coisas foram tocadas e discutidas. Foi incrível. É claro que eu pedi para tocar com Edward, as músicas "Mean Street" e "Eruption". Ele tocou, e eu fiquei olhando de perto. As técnicas que ele utilizou foram queimadas dentro do meu cérebro para sempre. Esta jam session / discussão continuou até as primeiras horas da manhã. Algo em torno de três horas. Eu tinha um jogo na liga às 7h. Mesmo que eu não tivesse participado dessa jam / discussão, eu já sabia que esse jogo de beisebol não era tão importante para mim.


Enfim, voltando à guitarra estrela. No dia do show de talentos que eu estava indo para minha passagem de som. Temos uma outra chamada de Edward. Foi mencionado que eu estava tocando "Runnin 'With The Devil" no meu show de talentos da escola. Na verdade, ele decidiu que ele queria ver isso. Ele veio para a passagem de som na minha escola! (Isso foi insano ... miúdos, descobriu e fugiu para fora da classe para ver se era verdade. Ele era um super-herói e ele estava lá na escola) Enquanto eu estava tocando duas coisas aconteceram. Primeiro Ele corrigiu um acorde errado que eu estava tocando. Ele ficou atrás de mim e realmente tocava guitarra enquanto ele estava no meu pescoço e me mostrou que eu estava fazendo errado. O que ele disse, "Esta guitarra não vai ficar em sintonia, deixe-me mostrar-me um outro." Ele voltou para casa e voltou com a guitarra estrela que você vê acima!

Naquele tempo era bem diferente. Ela era originalmente uma Kramer que o creme foi colorido com um raio laranja disparado ao meio. Toquei o show com a guitarra e fiz ela ficar em sintonia melhor que o meu começo. Eu ofereci-lhe de volta para ele, mas ele me disse que eu poderia ficar com ela. Fiquei espantado que ele tinha feito o que tinha feito. Eu não tenho certeza se ele tinha alguma idéia de que tipo de impacto que ele tinha feito em mim.


Ele manteve contato com Frank durante esse tempo. Frank mencionou que ele estava indo gravar, para se divertir mais cedo e de alguma forma Edward acabou no banco de produtores. Eu honestamente não me lembro como que foi para baixo. Talvez Frank perguntou se ele gostaria de fazer uma, ou talvez Edward ofereceu a sua. Eu usei essa guitarra para sessões de gravação. Sobre o tempo, a guitarra teve algumas modificações. Coloquei um monte de rostos estranhos de borracha sobre ela, quando eu o levei para a Europa. Usei-a no palco assim, quando Frank me convidou para tocar com ele no Hammersmith Odeon. Uma gravação da performance que existe ainda hoje em algum vídeo filmado por Thomas Nordegg.

Eu usei o método de pintura do Van Halen, e as listras por fora das áreas. Pintei-la da maneira que atualmente vêem agora. Teve preamps instalados e removidos. Tem um pescoço diferente do original.

Enfim, é uma grande parte da minha juventude e sempre eu lembro da emoção de tocar com essa guitarra.

Para encerrar, gostaria de compartilhar com vocês, o que Edward Van Halen fez outra coisa marcante para mim. Talvez o mais importante ato de bondade que eu já experimentei na minha vida. Ele foi a primeira pessoa a ligar para a nossa casa, quando saiu a notícia de que Frank faleceria mais tarde. Foi por volta das 05:00. Ele ligou e se ofereceu para ver se havia qualquer coisa que ele poderia fazer para nós, e disse que ele estava livre para passar algum tempo comigo ao longo dos próximos dias se eu gostaria de fazer isso. Ele provavelmente não teve outra idéia de como isso era importante para mim, e eu nunca tive a oportunidade de todos estes anos mais tarde, para agradecê-lo corretamente para isso. Foi a melhor coisa possível que eu posso lembrar de minha mente hoje em dia. (Deixe-me lhe dizer, eu não quer ir embora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário