sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Van Halen: A Primeira Entrevista de EVH

De: VHND, The Jas Obrecht Experience

Jas Obrecht foi contratado em 1978 para escrever para a revista Guitar Player. Para sua primeira missão, ele foi enviado para um grande festival de música no Oakland Coliseum Stadium, mais conhecido como "Bill Graham's Day On The Green," a entrevista foi com o músico canadense Pat Travers. Mas, como músicos de rock, por vezes, Travers mandou ele embora sem dar entrevista. Então Obrecht ficou nos bastidores e jogou basquete - com Eddie Van Halen.Claro, muitas pessoas entrevistaram Eddie Van Halen - mas Obrecht foi o primeiro.

Jas conta a história abaixo.


Este vídeo é do artigo Writin’ and Rockin’ - The Jas Obrecht Experience.

1978 Day On The Green lineup: Aerosmith, Foreigner, Pat Travers, Van Halen, AC/DC. date: July 23, 1978. Attendance: 57,512. Photos from Van Halen’s blistering set:
Primeira Entrevista de Eddie Van Halen concedida pela Revista Guitar Player:

"Heavy-Metal: Guitarrista da California, de apenas 21 anos, com vários hits nas paradas de sucesso″
Jas Obrecht & Edward Van Halen em 1978

Por: Jas Obrecht.

Edward Van Halen está limpo, tocando e gravando com sua poderosa banda Van Halen e ficando nos primeiros lugares nas paradas de sucesso com seus novos Hits, e seu album de estréia este ano é caracterizado por músicas pesadas e ao estilo do Heavy Metal, na época Edward tinha 21 anos.

Eddie emigrou-se da Holanda para os E.U.A no final da década de 60 - época marcada pelo auge do rock and roll e logo depois Eddie abandonou o seu piano para começar a tocar bateria e guitarra elétrica. Ele passou anos tocando em pequenos clubes, bares de cervejarias, festas de quintal, e concursos de dança, e formando a banda ao longo dos anos, como está a formação atual da banda e o longo da banda. O Van Halen foi descoberto em março de 1977, como Eddie descreve "Pelo menos uma coisa está certa até agora", foi numa noite, quando Mo Ostin, então presidente do conselho da Warner Brothers, e do produtor Ted Templeman viu um show do Van Halen no clube Starwood em Los Angeles. Com o irmão de Eddie, Alex na bateria, Michael Anthony no baixo e Dave Lee Roth nos vocais, a banda gravou 40 músicas em três semanas, incluindo a música "Running With The Devil", um solo de guitarra apropriadamente intitulado de "Eruption", e um remake da banda The Kinks, o clássico Hit "You Really Got Me". Eddie se juntou a uma legião de músicos na estrada quando o Van Halen embarcou para a sua primeira turnê de nove meses.

Eddie nasceu na Holanda em 26 de janeiro de 1957. Seu pai, um clarinetista e saxofonista profissional fez vários shows ao vivo e nas rádios locais, tendo Eddie e Alex interessados em tocar música em uma idade precoce. "Nós começamos a tocar piano aos seis ou sete anos", Eddie recorda, "e nós tocamos por muito tempo. É onde eu aprendi a maior parte da minha teoria. Tivemos um antigo professor russo que foi um pianista muito bom, na verdade, nossos pais queriam que nós fossemos grandes pianistas profissionais de concertos. "

Em 1967, os Van Halens mudaram-se para os E.U.A, e Eddie sentiu o primeiro gostinho de rock and roll. "Eu não estava tocando rock na Holanda como todos", diz ele, "porque realmente não era muito bom para a cena músical que estava acontecendo lá. Quando nós viemos para os E.U.A ouvi Jimi Hendrix e Cream, e eu disse: 'Esqueça o piano, eu não quero sentar-se em um banco e começar a tocar piano, eu quero é tocar rock e ficar como um louco.' Durante meu percurso eu vendia e entregava muito jornais para poder pagar a minha bateria. Meu irmão começou a ter aulas de guitarra flamenca, enquanto eu estava vendendo e entregando jornais para eu poder pagar minha bateria, enquanto isso Alex estava tocando em minha bateria. Eventualmente, ele conseguiu tocar melhor do que eu, ele poderia tocar "Wipe Out" e eu não conseguia. Então eu disse, 'Você fica com a bateria e eu vou tocar guitarra. "Desde então sempre temos tocado juntos."

Eddie comprou uma guitarra elétrica Teisco Del Ray "um modelo de US $ 70 com quatro pickups" e começou a tocar e gravar várias músicas. "Minha principal influência foi Eric Clapton," diz Eddie. "Eu percebo que eu não soa como ele, mas eu sei de cada solo que ele já tocou, nota por nota, até os dias de hoje. Minhas músicas favoritas eram as versões ao vivo do Cream ‘Spoonful’ [Wheels of Fire, RSO] and ‘I’m So Glad’ [Goodbye, RSO]. Eu gostei do Jimi Hendrix também. Mas agora ninguém do Van Halen tem realmente alguma coisa que ele goste.

Dave, o nosso cantor, nem sequer usa aparelhos de som, ele escuta as rádios, o que lhe dá uma boa variedade. É por isso que temos coisas boas no álbum Van Halen que são uma alteração do slam bang como na música Ice Cream Man de John Brim.' Estamos em melodias e canções melódicas. Você pode cantar junto com a maioria das nossas músicas, mesmo que muitas delas têm a guitarra peculiar e a bateria alta. "

Eddie e Al Van Halen formaram suas primeiras bandas, enquanto freqüentavam a escola nos subúrbios de Los Angeles. Durante o início dos anos 70 eles se juntaram com um baixista e formaram a banda Mammoth, foi a última banda que eles tocaram antes de formarem o Van Halen.

"Eu costumava cantar e tocar e levar o Mammoth aos palcos", Eddie explica, "e eu não conseguia aguentar mais cantar e tocar ao mesmo tempo. David Lee Roth estava em outra banda local, e ele havia alugado o estúdio e sistema de PA. Eu imaginei que seria muito mais fácil se ele ficasse em nossa banda, então ele se juntou a nós. Então, nós tocamos em um show junto com outra banda chamada Snake, que Mike Anthony estava à frente da banda, e nós o convidamos para se juntar a banda. Então todos nós ficamos juntos e formamos o Van Halen. No momento em que nós todos se formamos no colégio, nós começamos a tocar em cidades da Califórnia, em Pasadena, Los Angeles, Arcadia. Nós tocamos em vários lugares diferentes, até em quintais e banheiros grandes.

E fizemos tudo isso sem um gestor, agente ou gravadora. Nós imprimimos vários panfletos anunciando até onde estávamos indo para tocar. A primeira vez que tocamos conseguimos um público de talvez 900 pessoas, e a última vez que tocamos sem um gerente ou gravadora, o público foi de 3.300 pessoas. "

A banda trabalhou com seu próprio material e começamos a tocar em clubes Shows de Southern California e auditórios, inclusive os de Santa Monica Civic, o Long Beach Arena, e Pasadena Civic Auditorium. Logo depois abrimos vários shows para vários artistas, como Santana, UFO, Nils Lofgren, e Sparks. Chamando a atênção de todos no Golden West Ballroom, em Norwalk, California, trouxeram para a atenção do promotor de Los Angeles, Rodney Bingenheimer, que logo depois reservou para nós o Club Starwood. Nós tocamos no clube por quatro meses, e lá conhecemos Gene Simmons, ''baixista do Kiss, que financiou suas sessões de fita demo original.

"Fizemos a fita", Eddie diz, "mas nada realmente saiu porque não sabíamos para onde levá-la. Nós não queriamos dar a volta a bater nas portas das pessoas, dizendo: Cadastre-se conosco, cadastre-nos, "assim que acabamos de gravar a fita com um som decente." Nós tocamos no Starwood, a banda também chamou a atenção de Marshall Berle, que viria a ser nosso gerente.

Foi através de Berle, Eddie explica, que a banda teve seu encontro fortuito com Ted Templeman e Ostin Mo: "Nós estávamos tocando no clube em uma segunda-feira chuvosa em 1977, Berle e nós dissemos que havia algumas pessoas que vêm ver-nos, assim conseguimos um acordo. Acabou que fizemos um bom acordo na frente de qualquer casa vazia e, de repente Berle entra com Ted e Ostin Mo. Templeman disse: "É ótimo", e dentro de uma semana estávamos inscritos lá. Saímos para fora do cinema. "

O Van Halen entrou no estúdio e, dentro de três semanas, surgiu o material suficiente para pelo menos dois álbuns. "Para o primeiro álbum", Eddie lembra: "nós fomos para o estúdio um dia e tocamos ao vivo 40 músicas definidas. Dessas 40 nós escolhemos nove e escrevemos também ’Jamie’s Cryin’.' Do estúdio ’Jamie’s Cryin’ é muito viva, há poucos overdubs, que é a magia do Ted Templeman. Eu diria que, das dez canções do disco, eu overdubbed os solos em apenas "Runnin 'With The Devil", ''Ice Cream Man "e" Jamie's Cryin ", o resto é ao vivo. Eu usei o mesmo equipamento que eu uso nos palcos, e as únicas outras coisas que foram overdubbed foram os backing vocals, apenas porque você não pode cantar em um quarto com um amplificador ligado alto e sem ter saídas para os microfones. Porque nós estávamos pulando, bebendo cerveja, e ficando loucos, eu acho que há uma vibe no álbum. Um monte de bandas manteram o hacking-lo e fizeram muitos overdubs e controles duplo em suas músicas, mas muitas músicas não soavam realmente. E há também um monte de bandas que não podem tocá-las ao vivo, porque elas têm overdubbed e tantas outras coisas de estúdio que não combinam com o mesmo som, ou apenas fica lá apertando botões em suas máquinas de fita. Mantivemos realmente tudo vivo, e na próxima vez que gravarmos será muito, muito mais vivo.

"As músicas do Van Halen demoraram uma semana para o término das gravações, eu diria, incluindo" Jamie's Cryin ", eu já tinha o riff de base para essa música. Meu solo de guitarra 'Eruption,' não foi planejado para a gravação. Al e eu estávamos ensaiando para um show, e eu estava me aquecendo com este solo. Ted entrou e disse: "É incrível, coloque-a no disco também." A parte vocal do álbum demorou cerca de duas semanas. "

Eddie tinha estratégias dentro da banda, diz ele, "Eu faço o que eu quiser. Eu realmente não penso muito sobre isso e essa é a beleza de estar nesta banda. Todos muito bem e fazem o que quer, e todos nós colocamos essas idéias para fora nos shows, assim aconteça o que acontecer, acontece concerteza. Tudo é muito espontâneo. Estamos habituados a ter um tecladista, e eu odiava porque eu tive que tocar tudo exatamente a mesma coisa como tecladista. Eu não poderia ser um vocalista pateta, entre as linhas vocais, porque Dave estava fazendo algo muito bom para preencher a banda. Eu não gosto de alguém ficar enchendo o meu saco, e é por isso que eu sempre quis tocar em bandas de três peças. "

Eddie montou a sua principal guitarra, com peças que ele comprou de uma Charvel. "É uma cópia de uma Fender Stratocaster." Ele diz. "Eu comprei o corpo por US $ 50 e o pescoço por US $ 80, e coloquei em uma velha pickup Gibson PAF, que foi rebobinado por minhas especificações. Eu gosto do som de uma pickup, e eu tenho experimentado muito. Se você colocar o captador realmente perto da ponte, parece trebly, se você colocá-lo muito à frente, você obtém um som que não é bom para o ritmo. Gosto muito da parte traseira, que dá ao som um pouco mais nítido a borda e o morder. Eu também coloquei no meu frets, utilizando uma Gibsons grande. Existe apenas um botão de volume que é tudo para ela. Eu não uso qualquer botões do tom de fantasia. Eu vejo tantas pessoas que têm essas guitarras da era espacial, com um monte de opções e equalizadores e treble boosters e botões, e é isso. É simples e soa fresco. Eu também pintei esta guitarra com listras. Ela tem quase o mesmo peso como uma Les Paul ".

Eddie inclui outras guitarras como a cópia de uma Ibanez Explorer Gibson, que, segundo ele, "eu ligeiramente alterei ela. Cortei um pedaço de fora com uma serra elétrica para que seja agora um cruzamento entre uma Gibson [Flying V] e uma Explorer, e eu coloquei uma eletrônica diferente e deu um trabalho na pintura. Eu também comprei recentemente um corpo em forma de Charvel Explorer e coloquei um pescoço Danelectro sobre ela e uma velha pickup Gibson PAF. E eu também encontrei um 1952 gold-top Les Paul. Não é totalmente original, ele tem um arremate regular, e uma ponte Tune-o-matic. Tenho rebobinado a Gibson PAF pickups nele, também. Eu usei uma Les Paul para o final do trabalho, porque a minha Charvel é geralmente fora de sintonia, e o som de uma Les Paul é um pouco mais gordo.

"Ninguém me ensinou a fazer um trabalho de guitarra: eu aprendi por tentativas e erros. Eu estraguei um monte de guitarras bem assim, mas agora eu sei o que estou fazendo, e eu posso fazer o que quiser para obter caminhos que eu quiser. Eu odeio comprar em loja, guitarras off-the-rack. Elas não fazem o que eu quero que elas fazem, que é kick ass e gritar. Levei o setup vibrato, por exemplo. Você tem que saber como configurá-lo para ele não sair do tom, o que me tomou muito tempo para configurar. Tem muito a ver com a maneira que você toca, você não pode coloca-lo para baixo e nem para cima. Algumas pessoas simplesmente colocam de maneira errada e continuam usando mesmo assim, você tem que colocar de volta à direita. Às vezes se você esticar uma nota muito longe com a mão de digitação, ela vai ficar plana. E aí você tem que puxar a barra para cima para voltar ao normal. Eu também constatei que o conjunto de cordas irá funcionar melhor do que você puxa-las. Tipo, eu costumava usar cordas mais pesadas, com luz de fundo e cordas superiores, e não funcionava muito bem. Eu também comprei uma fonte diferente da Fender para meu vibrato, que é um pouco mais solto, e isso faz uma grande diferença. Você também tem que prestar atenção também com os retentores string Fender, e usa-los pouco, porque às vezes as cordas podem ficar presas nelas mesmas e sair do tom. "

No palco, Eddie usa um Univox echo unidade que está escondido em uma bomba da Segunda Guerra Mundial. "Eu tinha um motor diferente para colocar nela", diz ele, "por isso ficaria muito mais lento e ficando realmente mais baixo. Eu uso isso em "Eruption". Eu também uso duas Echoplexes e flanger para toques sutis. E eu uso um MXR Phase 90 desfasador que me dá impulsos agudos de solos, também. "

Em um recente vôo de volta do Japão, Eddie perdeu no transporte aéreo o seu original Marshall de 100 watts, e ele foi substituído por um novo Marshalls. "Eu gosto de três ampères de 100 watts para a instalação principal", diz ele. "Após eu fazer o meu solo de guitarra, eu mudo as guitarras e amplificadores para fazer a segunda configuração, e a terceira configuração, também uso três amps, é para fazer back-up. Tenho cada guitarra ligada a uma configuração diferente, de modo que, se alguma coisa der errado, tudo o que tenho a fazer é pegar uma outra guitarra. Isso salva o meu amp. Eu uso os geradores de tensão, que pode pôr em marcha o meu ampères até 130 ou 140 volts. Ampères soam como nada para mim, quando são dobrados tão alto, mas você tem que ser fã e gostar deles, porque eles sopram com tanta frequência. Você tem retube todos os dias, e eles geralmente não funcionam há mais de dez horas. "

Eddie raramente e formalmente prática com sua guitarra, preferindo "brincar quando ele está com vontade de tocar. Mas eu estou sempre pensando na música ", diz ele. "Às vezes as pessoas pensam que eu sou um espaçamento a fora, mas realmente eu não sou. Estou sempre pensando em riffs e melodias. Ultimamente tenho pensado até em riffs acústicos do tipo. "

Nove meses na estrada, e que deram a Eddie um monte de experiências, mas que não alteraram os seus sentimentos sobre o rock and roll. "Eu nunca desisti de rock", diz ele. "Há pessoas lá fora, que costumavam a dizer que o rock está morto e enterrado, besteira. Ele sempre esteve lá, e ainda é a principal coisa de lotação e esgotamento de ingressos nos estádios. Se você quiser ser um guitarrista de rock, você tem que gostar do que você está fazendo. Você não pode pegar um violão e dizer, 'Eu quero ser uma estrela do rock "só porque você quer ser um deles. Você tem que gostar de tocar guitarra. Se você não gosta dela, então você é inútil. Eu conheço um monte de gente que realmente quer ser famoso ou qualquer coisa, mas eles realmente não práticam nada de guitarra. Eles pensam que tudo que você faz é crescer o seu cabelo longo e olhar com olhos grandes e saltar ao redor de tudo, e negligenciam o final musical. É difícil de aprender música, é como ter de ir à escola para ser um advogado. Mas você tem que se divertir. Se você não gostar, esqueça. "

Questionado sobre seus planos para o futuro, Eddie Van Halen responde: "Cara, só quero me manter bem e tocar muita guitarra!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário